• 300 Pennsylvania Ave NW
  • Mon - Sat: 7:00 - 17:00
  • + 386 40 111 5555
  • info@yourdomain.com

Gengivite e periodontite podem evoluir para doenças mais graves

Sua gengiva sangra ou fica avermelhada com facilidade? Então é bom ficar atento, pois você pode estar com gengivite. Trata-se de uma inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de tártaro ou cálculo gengival. A doença pode evoluir ainda para infiltrações e inflamações, prejudicando os ossos e, em casos extremos, provocar perda dentária, o que caracteriza a periodontite.

A periodontite causa a destruição dos tecidos dos dentes (gengiva, fibras e osso), e com o tempo cria-se odor e mau hálito, pois essa destruição carrega a presença de microorganismos. Alguns desses microorganismos podem ser disseminados para outros órgãos, como coração, pulmão e rins, podendo levar o paciente a quadros de infecções graves, como endocardite bacteriana e pielonefrite.

A perda dos dentes compromete a mastigação e a estética. Essa perda vem, ainda, acompanhada de reabsorção óssea local, deformando a região e diminuindo as reservas de cálcio do organismo.

Prevenção

Para prevenir gengivite, periodontite e outros problemas dentários, é importante cuidar da higiene bucal. Então, fazer consultas com o dentista periodicamente é fundamental – de um modo geral, de seis em seis meses – pois ele pode indicar inclusive uma boa profilaxia (mais conhecida como limpeza). Também é importante ficar atento à alimentação. A falta de alguns minerais e vitaminas, principalmente cálcio e vitamina D e C, são vitais para manter a saúde dos ossos. Também deve-se evitar ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes e evitar o fumo, que que contribuem para o desenvolvimento da doença periodontal.

Post comment